menus

9 de novembro de 2010

SENSUALIDADE, influência da mídia e omição dos pais!

Fotos sensuais de Miley Cyrus são criticadas nos EUA


A foto aí em cima e outras feitas da atriz americana Miley Cyrus, de 15 anos, para a edição de junho da revista Vanity Fair têm sido criticadas nos Estados Unidos por erotizar a adolescência.

Miley é a protagonista de um seriado de TV de sucesso do estúdio Walt Disney, o Hannah Montana, que recentemente foi lançado no Brasil, na tv a cabo, e já tem aqui muita audiência. Destina-se aos telespectadores de 6 a 14 anos.

A Reuters informa que outras fotos da atriz tem circulado pela internet. Numa, ela aparece deitada no colo de seu namorado e em outra mostra parte do seu sutiã verde.

Miley pediu desculpas aos seus fãs (na verdade, aos pais destes) pelas fotos, com as quais, disse, também se sente constrangida. Disse que aceitou posar para a revista porque se tratava de um trabalho “artístico”. Observe: é que dizem, no Brasil, atrizes que posam para a Palyboy, que paga bem seus modelos.

Por detrás das desculpas de Miley há muita grana e um tanto de hipocrisia -- a erotização da criança e do adolescente é um fato nos Estados Unidos; as fotos da atriz são apenas um detalhe.

Miley e o estúdio Disney faturam alto com o seriado Hannah Montana, com um filme 3D, com a venda de camisetas, bolsinhas etc.

Acredita-se que as fotos não abalem tanto o fluxo de caixa, por assim dizer, de Miley. E é possível que haja até um ganho, porque agora muitos marmanjos poderão se interessar pelo seriado, onde Miley interpreta uma personagem que também se chama Miley e que à noite se torna na incrível Hannah Montana, uma superstar.

No Brasil, a erotização da criança e do adolescente na tv é tão corriqueira, que ninguém mais nota ou acha normal.

Agora não sei, porque vejo cada vez menos tv, mas até há pouco tempo era comum aparecer em programas de auditório crianças se apresentando com a dança da garrafa. Talvez agora a dança da moda seja outra.

O programa Planeta Xuxa, na TV Globo, foi o que deflagrou essa erotização (ou radicalizou), no final dos anos 90, em horário matinal.

Destinava-se a crianças, mas Xuxa, com roupas insinuantes, tinha a companhia das chamadas “paquitas”, adolescentes “produzidas” com muita sensualidade.

Várias ex-paquitas posaram para a Playboy, como Luciana Vendramini. Luciana, aliás, saiu na capa da revista duas vezes e, na primeira, fantasiada de paquita (foto). Tinha 16 anos (um a mais do que tem hoje Miley), o que só depois se soube, porque, pela lei, ela não poderia posar nua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário